Pilates postural

Pilates Postural

No Pilates postural ou Pilates para as correções das alterações posturais são realizados exercícios triados de acordo com a alteração postural da pessoa.
Os movimentos do método Pilates são usados  visando corrigir uma alteração postural que foi detectada por uma avaliação postural prévia. O efeito de melhora postural baseia-se no trabalho focado sobre as rotas musculares retraídas, liberação miofascial e recentragem articular.
Recomenda-se o trabalho individualizado para maior efeito terapêutico das sessões de exercícios.

Escolioses

 Os movimentos são direcionados para ativar músculos inativos , retraídos pelo posicionamento adquirido na escoliose .Trabalha-se grupos musculares capazes de melhorar o posicionamento de estruturas ósseas como vértebras , costelas e quadril que são comprometidos nesta alteração postural.             Nas escolioses devemos devolver a ativação dos músculos estabilizadores da coluna vertebral , podemos trabalhar com movimentos diferentes para cada tipo de escoliose.Trabalhar no reequilíbrio das forças tensionais que agem sobre o esqueleto ósseo é fundamental para uma evolução positiva do quadro postural.Trabalhar as rotas musculares ou cadeias musculares retraídas como as rotas funcionais , espirais através de movimentos giratórios amplos ajudam na melhora.Lembre-se existem vários tipos de escoliose , que pode comprometer uma parte da coluna como : só a região torácica ou só a lombar ou  toraco-lombar só de um lado do corpo  ou a escoliose em “S” que compromete o lado direito e esquerdo ao mesmo tempo.Para cada tipo de escoliose existe um direcionamento especifico dos movimentos para reduzir os graus da escolise . Para tratar essa alteração é necessário um trabalho profissional e individualizado

Hiperlordoses       

Nas hiperlordoses lombares existem desequilíbrios de forças musculares entre a rota muscular anterior e a rota muscular posterior ou entre a cadeia anterior e a cadeia posterior. Esse desequilíbrio de forças tensionais causa aumento excessivo da curvatura fisiológica da lombar , ou seja a “hiperlordose lombar”. Neste caso teremos que trabalhar movimentos que permitam fortalecer grupos musculares e movimentos que permitam reduzir a tensão de outros grupos musculares, promovendo a redução da tensão de outros grupos musculares permitindo a redução da hiperlordose e evitando conseqüências mais graves para os tecidos da coluna vertebral. Por isso é preciso ter cuidado ao usar determinados movimentos com esse público , pois pode agravar esta alteração postural.

Retificações
         Na retificação lombar também existem desequilíbrios de forças entre as rotas musculares anterior e posterior. Nesta alteração postural o indivíduo perde curvatura na região lombar , o que faz aumentar as pressões físicas sobre os discos intervertebrais lombares. Isso predispõe os discos intervertebrais a ter uma aceleração do desenvolvimento de discopatias como protusão discal e hérnia de disco. A grande maioria dos pacientes que desenvolveram essas discopatias apresentam retificação da coluna lombar. Resaltando novamente a importância da triagem dos movimentos de Pilates para esse público , para não desenvolver protusão e hérnia de disco , ou seja nem todos os movimentos de Pilates podem ser feitos por todas as pessoas. Quem apresenta retificação não pode fazer certos movimentos , porque determinados movimentos aumentam as pressões sobre os discos podendo conduzir ao quadro de discopatia.    

Hipercifoses

Nas hipercifoses torácicas também existem desequilíbrios de forças musculares entre a rota muscular anterior e a rota muscular posterior, neste caso ocorre um excesso da rota anterior que conduz o corpo do indivíduo para para frente. A coluna torácica assume uma postura em flexão em excesso e que é popularmente chamada de corcunda. A rota posterior trabalha como força antagônica para evitar o aumento da projeção do corpo para frente e por isso que comumente o indivíduo apresenta quadros de dores devido a geração de pontos gatilhos na musculatura posterior .Os maus hábitos posturais e o sedentarismo contribuem e agravam esse quadro postural. Normalmente os pacientes apresentam conjuntamente ombros protusos , cabeça e pecoço para frente e isso com o passar do tempo conduz a perda de funcionalidade articular e patologias associadas como síndrome do impacto nos ombros , cervicalgias e dorsalgias. É preciso fazer a triagem dos movimentos de Pilates para tratar essa alteração postural como todas as outras , o efeito terapêutico só será efetivo quando o profissional fisioterapeuta direciona os trabalhos especificamente para a melhoria do quadro postural.