Pilates lombalgia

Pilates na Lombalgia e hérnia de disco

Pilates para lombalgia ou atendimento de Pilates para prevenção ou tratamento de lombalgia , na região da avenida Paulista , Jardim Paulista , na Alameda Joaquim Eugênio de Lima 696 , na Salute Pilates você encontra atendimento adequado para melhorar a sua lombalgia e usufruir da melhora da funcionalidade da coluna lombar , ganho de resistência física e estabilização para essa região da coluna , obtendo melhor qualidade de vida nas atividades diárias. O método Pilates através do princípio do centro de força (Power house) possibilita ativação sensório motora da musculatura profunda que envolve o complexo lombo-pélvico. Durante a realização de exercícios de Pilates, tanto no solo como nos aparelhos e acessórios , existe acionamento contínuo dos músculos profundos e segmentares da região lombar. É esse trabalho que evita excessos de movimentos corporais e estabiliza a coluna vertebral lombar prevenindo e tratando cinesiologicamente a lombalgia. O Pré-solo são exercícios de ativação da musculatura essencialmente estabilizadora da coluna e que pertence ao Power house. Exercícios de pré-solo são utilizados tanto para ganho de consciência corporal , como para tratar e prevenir lombalgia e hérnia de disco.
 
 
 

Causas da lombalgia

             As lombalgias podem ser causadas por alterações posturais(causa estática) , por movimentos da coluna que sobrecarregam as estruturas anatômicas da coluna(causa cinética) ou por lesões dos tecidos que formam a coluna como no caso das protusões e hérnias de disco.                                                                                       

Na hiperlordose lombar pelo aumento do ângulo lombossacro(L5-S1) , fecha o espaço interdiscal posterior e aproxima as articulações facetárias posteriores , assim essas superfícies articulares começam a suportar peso e isso não são funções destas estruturas. Então , ocorre irritação das facetas articulares , inflamação sinovial e dor lombar(lombalgia).

A maioria das lombalgias estáticas derivam das hiperlordoses. A progressão da hiperlordose com a báscula anterior da pelve(rotação anterior da pelve) pode resultar em pinçamento da raiz nervosa a até protusão discal , levando a dor irradiada ,  espasmos musculares e lombalgia.                                                                             

Na retificação lombar , nesta alteração postural o indivíduo perde curvatura na região lombar , o que faz aumentar as pressões físicas sobre os discos intervertebrais lombares. Isso predispõe os discos intervertebrais a ter uma aceleração do desenvolvimento de discopatias como protusão discal e hérnia de disco. A grande maioria dos pacientes que desenvolveram essas discopatias apresentam retificação da coluna lombar. Resaltando novamente a importância da triagem dos movimentos de Pilates para as pessoas que têm alterações posturais , para não desenvolver protusão e hérnia de disco , ou seja nem todos os movimentos de Pilates podem ser feitos por todas as pessoas. Quem apresenta retificação não pode fazer certos movimentos , porque determinados movimentos aumentam as pressões sobre os discos podendo conduzir ao quadro de discopatia.                                                    

Lombalgias cinéticas são dores na coluna lombar que ocorrem durante ou após a movimentação da coluna lombar. Essa dor pode ser causada pela execução do ritmo lombopélvico inadequado , é bastante comum acontecer lombalgia na volta do movimento de flexão da coluna , na reextensão da coluna , quando a pelve deveria voltar em rotação posterior antes que a lordose lombar. Isso deixa os ligamentos da coluna relaxados , sobrecarregando os músculos eretores e aproximando muito as facetas articulares , resultando em irritação dos tecidos e dor. Seja qual for a causa da lombalgia , estática ou cinética nós temos a melhor solução para prevenção ou tratamento de sua lombalgia.