Pilates para gestantes

Estamos falando de um grande momento da vida e da realização do sonho da mulher em ser mãe. Cientes desta imensa responsabilidade a nossa intenção é proporcionar qualidade de vida e conforto máximo a gestante sem colocar em risco a saúde do bebê. Assim aplicamos exercícios que previnem lombalgia , trabalhe a musculatura do assoalho pélvico e alongamentos .

Seguindo esse raciocínio aplicamos exercícios que mobilizem as cadeias cinéticas de membros superiores e inferiores para ajudar no bombeamento de sangue e evitar retenção líquida e edemas , além de fortalecer e ganhar resistência nos membros , para suportar as maiores cargas na gestação.

Trabalha-se bastante a respiração associada aos movimentos , isto permite manter uma boa oxigenação sanguínea no Pilates associado ao trabalho da musculatura profunda e estabilizadora da coluna vertebral.

Estamos falando do músculo transverso do Abdômen , assoalho pélvico(períneo) e multifidus espinhais , esses músculos bem trabalhados e ativos previnem dores na Lombar (lombalgia) comum na gravidez.

Cabe resaltar que o desenvolvimento do períneo evita incontinência e facilita o trabalho de parto natural e a recuperação posteriormente da gestante é mais rápida. Na nossa visão os exercícios classificados como pré-solo representaria o trabalho essencial na gestação , pois são de baixa intensidade (não trás risco de redução de fluxo sanguíneo para o feto) , desenvolve de maneira objetiva os músculos estabilizadores (prevenção de lombalgia)  e mobiliza as articulações ativando a circulação(previne edemas).Acrescenta-se também os alongamentos para reduzir as tensões musculares e combater as cãimbras.

Período da gestação não é momento de condicionamento de sedentárias e sim é a hora de pensar em qualidade de vida e saúde para o seu maior bem(o seu filho).

O controle ponderal (controle de peso) não depende só de atividade física , depende principalmente da quantidade e qualidade da ingesta de alimentos .

Todas as gestantes que não apresentam nenhuma contra-indicação para a realização

de atividade física , podem fazer Pilates.

Portanto , a  primeira grande recomendação na fase pré-natal é consultar o seu médico obstetra e obter a liberação por escrito para a prática de exercícios de baixa a moderada intensidade .

 

A segurança e a saúde de seu bebê depende de analise prévia de seu médico.